domingo, 2 de março de 2008

Pontapé de saída

O Nacional Maior é um blogue das memórias do futebol português na década de 90. As grandes vitórias e os momentos menos glamourosos, numa visão o mais ampla possível. Nunca tirando os pés do chão ou esquecendo que para cada Porto que é campeão há um Famalicão que desce e que, para cada drible de João Vieira Pinto, há sempre um Sérgio Cruz que fica para trás. Porque o futebol português, nos anos 90, não viveu apenas dos remates de longe de Balakov, dos golos de Jardel ou das arrancadas furiosas de Artur pelo flanco, mas também de auto-golos de Celestino, de entradas impetuosas de Jokanovic ou dos cruzamentos de Nelo para a bancada. Um blogue que recorda grandes atletas vindos de fora, mas também aqueles que não ficaram para a história, sabendo que, por cada Poborsky que chega, há sempre um Michael Thomas ou Gary Charles que estranhamente têm o mesmo destino.

Este é também um espaço para a utopia e para algum ressentimento. Utopia para todos quantos tinham a esperança de que Zé Nuno Azevedo poderia almejar jogar num clube grande ou que acreditavam que Martin Pringle poderia ser boa opção para ponte-de-lança do Benfica. Nunca esquecendo aqueles que viram em Poejo um potencial sucessor de Figo ou em Quinzinho ou Akwa eventuais clones de Eusébio. Ressentimento também há, quando se vê um Benfica campeão ser destruído numa época por Artur Jorge ou ao recordar Porfírio como parte integrante da selecção nacional no Euro 96.

Este blogue irá debruçar-se essencialmente sobre o nosso campeonato nacional, mas sem esquecer a Taça, a Liga de Honra, as competições europeias e as selecções nacionais e também piscando o olho a alguns casos da lusa pátria futebolística. Aqui têm a mesma importância as participações de equipas portuguesas na Liga dos Campeões e os jogos do Amora na Liga de Honra. O material que alimentará os posts consistirá unicamente em vídeos que outras almas bondosas decidem depositar no Youtube e afins, bem como aqueles que me são permitidos gravar através das generosas emissões da RTP Memória. Que fique a promessa: se, um dia, a RTP Memória encerrar, este blogue acaba no dia seguinte.

Sem comentários: