segunda-feira, 11 de agosto de 2008

1992/93 - Belenenses 1 - Benfica 1





Se há jogo que deixou a sua marca no campeonato nacional de 1992/93, foi este. Em causa não foi tanto a partida em si, um tanto ou quanto mal jogada, com quatro expulsões no total - Guto e Taira no Belenenses, Pacheco e Paulo Sousa no Benfica - com muitas faltas de parte a parte. Nem tanto os golos, da autoria de Guto e de Hélder, mas antes os incidentes protagonizados durante o intervalo da partida, no qual elementos da claque do Benfica decidem agredir o funcionário do clube da casa e modificar o resultado no placard (ao intervalo, o Belenenses vencia por 1-0) e começar a insultar a claque adversária. A atitude das forças de segurança também teve alguns contornos de paródia, nomeadamente os apelos à calma que é possível ouvir por parte do locutor do clube da casa e a forma quase bonacheirona como os polícias tratavam um jovem exaltado que cuspia em direcção à claque adversária - atente-se no período entre os 00'50'' e os 01'00'' do segundo vídeo. A juntar à festa, o facto de terem sido vistas bandeiras nazis no seio da claque do Benfica, o que fez correr muita tinta nos jornais, em relação à presença de elementos de Extrema-Direita nas claques dos clubes de futebol.

Mais do que um jogo, este Belenenses-Benfica, jogado numa noite de Inverno no início do ano de 1993, serviu quase de mote sociológico. Hoje, serve mais de memória estética daqueles anos - leia-se, os cabelos compridos e mal tratados e os blusões Duffy no meio daqueles jovens problemáticos.

2 comentários:

Anónimo disse...

lembro-me bem dessa pouca-vergonha dos disturbios na bancada e dos simbolos nazis. esse video devia ser espalhado pela internet para toda a gente ver o que vale esse clube lisboeta...

não dá para recuperar uma outra situação, nessa mesma época (92-93) em que, no final de um jogo em Chaves que o Benfica venceu 1-0 nos ultimos minutos (tmb com umas expulsões), no final do jogo, o Toni COMPLETAMENTE bêbado a falar com o repórter (francisco figueiredo, salvo erro) diz, a páginas tantas que o seu predecessor Ivic é uma merda ?? penso que o termo foi "não falo dessa merda desse gajo!". qualquer coisa desse género...

enfim, é possivel que não haja imagens disso, pois foi logo abafado pela "isenta" CS.

cumprimentos.

Anónimo disse...

em relação a esse jogo propriamente dito, de assinalar a sem-vergonhice de terem chegado ao empate através de um livre indirecto quando o defesa do belenenses atrasa a bola com a coxa!! para o seu GR.
nessa época, foi uma vergonha sem limites a roubalheira para esse clube e mesmo assim perderam o título.
de assinalar e só de memória: jogo em paços de ferreira, jogo em braga, jogo em casa com o boavista, jogo em casa com o guimarães (neste a escandaleira foi totalmente despudorada! é só rever na rtp memória quem conseguir...)
ah e ainda há que registar a contratação do Futre em Fevereiro com a ajuda escandalosa da RTP (logo do estado, logo dos contribuintes...)
era o desespero total no reino da àguia depenada...ou será gayvota?