sábado, 6 de setembro de 2008

Qualificação Euro 96 - Portugal 8 - Liechtenstein 0



Enquanto um dos grandes feitos da Selecção Nacional na década 90, a qualificação para o Euro 96 propiciou alguns resultados bem volumosos, exemplificativos de tempos em que havia uma discrepância maior entre selecções no Velho Continente. Foi o caso dos 8-0 com que Portugal brindou, numa chuvosa noite de Dezembro no Estádio da Luz, a equipa do Liechtenstein, que contava então com um único jogador profissional. Não obstante a diferença de qualidade das equipas, não houve lugar para vedetismos e passos em falso: os melhores jogadores lusos alinharam de início e encararam a goleada como o único resultado viável. Dois golos de Domingos, outros tantos de Paulo Alves, com o contributo de outros golos de João Vieira Pinto, Oceano, Folha e Fernando Couto, permitiram um dos resultados mais folgados dos últimos anos pela equipa nacional.

Neste jogo, João "o meu coração tem uma cor: azul e branco" Pinto cumpria as 100 internacionalizações, ele que foi dono da "posição 2" da equipa das Quinas durante uma década. No entanto, acabaria por não fazer parte dos eleitos para o Euro 96.

Correcção feita a 24 de Outubro: um leitor atento alerta para a falha na informação dada por Gabriel Alves sobre o número de internacionalizações de João Pinto. Com efeito, neste jogo seria a sua 70ª internacionalização e não a 100ª. De acordo com dados revelados pela própria FPF, acabaria por ser mesmo o seu último jogo ao serviço da selecção nacional.

2 comentários:

Anónimo disse...

Joao Pinto nao fazia 100 internacionalizacoes, fazia 70..

Anónimo disse...

O Gabriel Alves sempre em grande enganou-se..o primeiro a atingir a marca da centesima internacionalizacao foi o f.couto e depois o luis figo, alias sao os unicos com mais de 100!